Análise SWOT: gerar valor ao planejamento estratégico

Atualizado: 7 de Jun de 2018


A ausência de estrutura e direcionamento costuma ser causada pelo excesso de informações. Vários gerentes ficam atormentados por esse mal na hora do planejamento, quantidades enormes de dados e nenhuma estrutura ou direção. 


Se a análise não estruturar as informações de modo significativo, nem orientar a execução, os dados não passarão de um processo estéril e acadêmico sem utilidade efetiva. A análise SWOT é um modelo para organizar e utilizar dados e informações abrangendo o ambiente interno e externo da empresa.


O termo SWOT é uma abreviação das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É um método bem simples, que traz vários benefícios.


A análise SWOT por si só não é produtiva ou improdutiva, a questão é como ela será conduzida. Isso determinará o real benefício para o planejamento da organização.

As conclusões da análise SWOT são normalmente retratadas na forma de uma matriz com quatro quadrantes, representando as quatro categorias de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Esta representação gráfica torna mais fácil retirar conclusões rápidas.

Um requisito essencial para o sucesso da análise SWOT consiste em tornar a análise estratégica num processo contínuo. Os resultados da análise SWOT obtidos num determinado momento devem ser conscientemente aplicados de forma a desenvolver um plano estratégico consistente ao longo do tempo. Isto pode passar por:

- Focar a empresa numa oportunidade de alto potencial desenvolvendo os seus pontos fortes;

- Desenvolver uma solução para ultrapassar as fraquezas que impedem a prossecução de oportunidades;

- Decidir como utilizar as forças identificadas para minimizar a vulnerabilidade da empresa face às ameaças identificadas;

- Desenvolver um plano, através de brainstorming por exemplo, para assegurar que as ameaças não prejudicam seriamente a empresa nem a maior vulnerabilidade de fraquezas.

As estratégias já existentes são revistas à luz dos resultados obtidos através da análise SWOT e as principais questões estratégicas são identificadas em função das suas conclusões. Eventuais lacunas têm de ser preenchidas e revisões feitas para melhorar a eficácia da empresa na prossecução dos seus objetivos estratégicos.


© 2018 Overall Agency