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Comunicação eficaz

Alguns líderes têm receio de comunicar notícias ruins para suas equipes, pois temem a reação e eventuais questionamentos sobre sua veracidade, além do impacto negativo que esse tipo de notícia pode causar na motivação.


Ao contrário do que muitos pensam, a comunicação EFICAZ e TRANSPARENTE pode, não só conter o que chamamos de RUÍDOS, mas exercer um papel fundamental na motivação da equipe.


É nas horas difíceis que o líder precisa contar com toda a ENERGIA E GARRA de seus liderados para reverter situações desafiadoras.


Para que a comunicação tenha efeito positivo, independente do seu conteúdo, é necessário que o líder observe as seguintes dicas:


TENHA CREDIBILIDADE: um líder que tem sua credibilidade abalada junto a equipe, dificilmente conseguirá assertividade em sua comunicação.

Portanto, conquiste o respeito e confiança da sua equipe, desta forma será mais fácil o processo de comunicação.


INTERAJA com seus liderados frequentemente. Franqueza e transparência contribuem muito para que a comunicação seja eficaz, pois a equipe que se relaciona com frequência e consegue discutir os mais diversos assuntos, torna-se uma equipe coesa.


O líder, sendo hábil em sua comunicação, pode mover a equipe para atingir resultados surpreendentes.


RESPEITE opiniões divergentes: é imprescindível que o líder saiba compreender as diferentes opiniões dos membros de sua equipe, sem retaliações, mas sim como parte do processo de construção de uma equipe forte.


SAIBA O QUE COMUNICAR: comunicar tudo e a todos não é, de forma alguma, garantia de que o líder tenha sucesso com sua equipe.

Existem informações que devem ser discutidas em fóruns específicos, pois podem ocasionar mal-entendidos, prejudicando o clima organizacional.


SAIBA A FORMA DE SE COMUNICAR: mais importante do que o assunto a ser comunicado, é a forma pela qual o líder se comunica.

É muito importante o líder conhecer sua equipe, conhecer as reações, o código de valor, e, assim “calibrar” sua fala para que tenha êxito.

Um dos principais fatores de ruídos está na forma como o líder se comunica. Portanto, verificar como sua mensagem foi entendida pela equipe é fundamental.


Bom, com estas dicas desejo que você, líder, tenha muito sucesso com sua equipe e possa colher os frutos de uma comunicação eficaz.