DICAS ANTES DE COMEÇAR SEU NEGÓCIO

Como membro de Conselhos de Administração tenho participado da elaboração de vários planos de negócios, tanto para o desenvolvimento de um novo negócio como também para otimizar um negócio já existente.


Em ambos os casos, me deparo, às vezes, com o um otimismo exagerado de quem quer entrar num novo negócio, sem analisar detalhadamente as possíveis ameaças que este novo desafio pode ter.


Particularmente, gosto muito de ações empreendedoras e entendo que muitos negócios de sucesso surgiram sem muita análise, mas isso não deve ser uma prática comum, pois geralmente coloca em risco os investimentos e patrimônio de muitas pessoas que não têm condições de se recuperar financeiramente de uma eventual perda.


O Brasil, mesmo com tantas restrições ao empreendedorismo, tem um dos maiores índices de novos negócios a cada ano, e também é o país onde tem o maior número de mortalidade de empresas com pouco tempo de existência.


O desafio é conciliar as altas expectativas de quem quer empreender, com o ceticismo de um plano de negócio bem elaborado, e que aponte os reais riscos, ou mesmo estabeleça planos de contingência.


Para que você tenha êxito na construção de um novo negócio, é preciso levar em consideração as seguintes dicas:


Estude bastante sobre o negócio que pretender entrar, pois sem fazer uma análise de aderência deste novo negócio com as necessidades do mercado, pode ficar comprometida a sua viabilidade.


Elabore um bom plano de negócio, sem exageros na motivação, considerando os cenários otimista, realista e pessimista, assim você terá condições de avaliar a perenidade desse negócio diante de ameaças ou daquilo que não está no seu controle, como por exemplo desempenho macroeconômico.


Certifique-se do nível de investimento (financeiro e pessoal) necessário. Nesta fase o empreendedor não enxerga tanto o que precisa investir, sendo comum o aparecimento das surpresas e, consequentemente, maior alocação de recurso do que imaginou inicialmente.


Não subestime a concorrência (caso tenha neste negócio), pois ela também faz planos e se prepara para a competição de mercado.


Tenha clareza do tempo que você “aguenta” sem a remuneração deste novo negócio, pois é comum esperar que o negócio traga resultado imediato, ainda mais se você investiu nele parte considerável de suas economias.


Estas são dicas simples e, até certo ponto, óbvias, mas quando são negligenciadas, podem causar sérios problemas em várias áreas para o empreendedor, desde a financeira até na autoestima, em decorrência da frustração de suas expectativas.

Pense nisso ao empreender e boa sorte.




© 2018 Overall Agency