Empresas familiares

Atualizado: 22 de Ago de 2019


Tenho atuado muito na profissionalização de empresas familiares e por isso observo a dificuldade de executivos para se adaptar e entregar resultados em ambientes menos estruturados e imprevisíveis, ou seja aquelas ambientes onde as regras não são claras e a gestão é informal, infelizmente temos muito dessas empresas assim no Brasil, e como agir diante dessas situações? Quero deixar algumas dicas para você.


  • Dica 1: Entenda os objetivos estratégicos da empresa e alinhe as suas ações de forma a alcançá-los.

  • Dica 2: Sem perder a visão de futuro entregue resultados de curto prazo, empresas familiares são ansiosas e seu sucesso dependerá de como você vai responder a essas expectativas.

  • Dica 3: Evite o modismo na gestão, procure usar ferramentas já consolidadas, com o tempo e o surgimento dos resultados, você terá credibilidade necessária, para ousar no uso de práticas e técnicas de vanguarda.

  • Dica 4: Faça uma leitura profunda das relações entre os profissionais da empresa, pois do contrário poderá ser surpreendido com o descobrimento das relações familiares ou mesmo de amizades que podem dificultar o seu plano de trabalho.

  • Dica 5: Esteja totalmente engajado com os objetivos da empresa, pois será avaliado por eles.


A empresa familiar valoriza muito a lealdade dos seus profissionais, então, reflita sobre isso.

© 2018 Overall Agency