Empresas familiares e a dor da transição do comando



Um dos maiores desafios da empresa familiar é o conflito entre gerações. Pais que não acreditam na capacidade de realização dos filhos, filhos que não reconhecem a experiência e contribuição dos pais, falta de alinhamento entre os irmãos sobre a gestão dos negócios são apenas alguns exemplos de conflito. Sem mencionar aqueles membros da família que não possuem interesse na empresa e acabam sendo rejeitados ou pressionados pelos outros para participarem de alguma forma.


Com todas estas divergências, o que fica evidente é a dor, frustração e falta de reconhecimento.


O processo de transição do comando de uma empresa familiar é sempre cercado de muitos cuidados e a maturidade emocional é um dos fatores responsáveis por uma transição bem sucedida. Além disso, bom relacionamento entre os familiares é também um ponto requerido para o sucesso dos negócios.


Transferir o comando dos negócios é um processo que requer planejamento, transparência e compreensão sobre as competências necessárias. Fundamental também é a definição sem rodeios dos papéis e responsabilidades de cada um.


Como estamos falando de conflitos que são comuns e que não se resolvem de uma hora para outra, estou postando em meus canais oficiais alguns vídeos onde compartilho práticas que tenho adotado nas empresas, que tornam esta transição menos dolorosa e bem sucedida.

© 2018 Overall Agency