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Feedback: 5 lições imperdíveis para a evolução profissional

Atualizado: 7 de Jun de 2018


Muitos gestores ainda erram quando o assunto é dar feedback. Quer ver alguns exemplos práticos? Julgamentos equivocados, preconceitos e comparações desnecessárias com os colegas.


Chamar um funcionário para uma conversa reservada e falar sobre sua performance pode ser considerado um desafio para muitos líderes. Dar feedbacks, especialmente os pesados, que trazem críticas, não é uma tarefa fácil. Na verdade, é uma habilidade que deve ser trabalhada e desenvolvida.


Entenda em 5 passos como dar feedbacks certeiros que ajudam o funcionário evoluir

Lição 1: Passe segurança ao funcionário. Mais importante que temer, o funcionário precisa ter confiança na palavra do gestor, para assim transformar o feedback em algo produtivo.

Lição 2: reconheça quando os funcionários acertam e indique como o seu desempenho está agregando e melhorando a produtividade. Afinal, isso tende a contribuir para promover o desenvolvimento profissional de todos!

Lição 3: entenda a diferença entre ser crítico e opressivo. O líder que sabe dar um feedback negativo é direto em apontar os erros, mas busca entender a perspectiva do funcionário em relação à situação e não apenas escancarar um erro como se fosse uma incompetência do colaborador.

Lição 4: não se limite a indicar erros ou acertos. Faça uma avaliação completa e ajude seu funcionário a entender o porquê de determinado erro, ou até mesmo acerto. Ajude-o a encontrar soluções para corrigir possíveis falhas e métodos para continuar desenvolvendo um bom trabalho e evoluir, sem que corra o risco de se satisfazer com o elogio atual.

Lição 5: por fim, fale sobre as perspectivas do funcionário em relação ao seu futuro na empresa para que ele entenda que uma crítica não significa o fim do caminho ou, em caso de elogios, que esse deve ser apenas o começo para uma jornada de sucesso.

O feedback, quando dado - e aceito - de forma correta, reforça a confiança entre funcionários e gestores, criando uma força de trabalho competitiva e estimulando o cumprimento de metas!