© 2018 Overall Agency

Líderes à deriva: você sabe por quê?

Atualizado: 3 de Set de 2019

O mundo empresarial vem se transformando e exigindo o mesmo de seus líderes. No Brasil, mesmo não tendo as mais famosas escolas de gestão e preparação de líderes, pode-se dizer que as empresas possuem boas lideranças, e como o país sempre vive superando crises, temos profissionais que se sobressaem no mercado.


 O líder brasileiro precisa ter muita flexibilidade, afinal, é um fator valorizado em um mercado como o nosso, pois quando a mudança é exigida, ele se desdobra, se adapta e busca ser criativo. Outros fatores positivos são saber trabalhar com a relação humana e mergulhar nos projetos e na responsabilidade de ser líder. No entanto, existem fatores que levam muitos líderes a ficarem à deriva. Mas você sabe por quê? Confira abaixo:


1) Desatualização sobre tendências e cenários de negócios. O mundo tem passado por muitas mudanças: a população está envelhecendo, as variações no mercado de trabalho que acontecem com uma certa constância, a tecnologia que tem avançado significativamente e novas necessidades que nascem todos os dias para serem supridas. Não estar antenado a essas mudanças com certeza é uma ameaça ao negócio, e não saber o caminho a ser seguido pode trazer sérias consequências para a empresa. A desatualização faz com que você não saiba o que vem pela frente, e mudanças não esperadas podem resultar em desvantagem competitiva.


2) Falta de visão estratégica. O preço é alto para o líder que não possui visão estratégica. Ainda no Brasil o líder é tímido na estratégia, tornando-se muito operacional. A falta de visão de futuro do negócio não acontece e, com isso, o líder, acha que está perdendo tempo com reflexões, acreditando ser um investimento sem retorno, e dando várias desculpas e justificativas para não fazer o exercício de enxergar o futuro. Isso traz o foco para o operacional e o transforma em um "líder bombeiro", ou seja, sem a visão de médio e longo prazos, apenas apagando o incêndio do hoje. O imediatismo faz com que o líder, ao ser surpreendido com um novo negócio, um novo produto ou uma nova ameaça, fique à deriva.


3) Falta de monitoramento. É comum encontrar muitos líderes que não monitoram o desempenho do seu negócio como deveriam. Existem líderes que não olham sob a ótica da rentabilidade, que prioriza a geração de riquezas e faz com que o negócio se perpetue. A falta de cultura de resultado representa outra ameaça para o negócio, principalmente perante a atuação agressiva de outras empresas no mercado.


Segundo pesquisa recentemente divulgada, um dos principais desafios hoje nas empresas diz respeito a cultura de inovação, lembrando que inovação não significa apenas tecnologia ou ineditismo, mas também pensar e agir diferente. No relatório da ACE Startups, 53% das empresas do país não possuem uma liderança específica nem governança orientada para esse tema. E 75% dessas empresas não possuem percepção a respeito de sua inovação ser baixa ou moderada, e os líderes acham que são engajados no quesito inovar.


Então, se você é líder e busca o sucesso dos negócios, considere estas dicas, procure sempre se atualizar, desenvolva sua visão estratégica e seja orientado para resultado, assim você não ficará à deriva!


O que achou desse artigo? Se tiver dúvidas e/ou sugestões, deixe nos comentários, e continue acompanhando as publicações.