Problemas de comunicação dentro da empresa, como resolver?

Atualizado: 7 de Jun de 2018


Por mais simples que pareça, a comunicação – ou a falta dela – pode trazer sérios problemas para uma organização. Aqueles conhecidos obstáculos comuns a muitas empresas como colaboradores desmotivados, boatos e conflitos, podem ser resolvidos com a estruturação de uma cultura voltada ao diálogo. Quer saber como? Selecionamos algumas dicas.


Pratique a cultura do diálogo: Mais importante do que saber o que falar é saber como falar. É papel das lideranças trabalhar a comunicação como competência e vantagem competitiva, equilibrando maturidade, resiliência e respeito em todo o processo. Todos os colaboradores devem falar e ouvir, trabalhando conceitos, identidade, missão e visão da empresa, ajudando o negócio a ser mais efetivo e evitando problemas de comunicação. Esse processo deve ser consistente e adequado para cada público, atuando de modo sinérgico e estratégico.

Leve a comunicação para todos os níveis: Além do equilíbrio na troca de informações, a comunicação também deve estar em todos os níveis hierárquicos da empresa, como em sua gestão, planejamento e ações. Canais participativos de comunicação formal e informal devem ser valorizados, assim como os feedbacks. Também é importante ser transparente. Isso significa: ser aberto ao diálogo, garantir entendimento e comunicar mudanças – quando necessário.

Benefícios de uma comunicação bem alinhada: Com a cultura do diálogo implementada e, consequentemente, com os colaboradores bem informados, o líder certamente terá uma equipe mais motivada, produtiva, com menos falhas e ""retrabalhos. Mostre a importância deles para a organização e os resultados, em geral, serão ainda mais positivos. Todas essas dicas também vão contribuir para a proteção da performance e reputação da empresa.


© 2018 Overall Agency