Saiba como fazer negócios com japoneses

Atualizado: 7 de Jun de 2018


Em geral, fazer negócios no Japão é um desafio. A cultura e os hábitos se diferem muito dos brasileiros. Firmar um negócio com um japonês exige muito mais do que um bom produto, mas também um bom relacionamento e, principalmente, paciência.


Cause uma boa impressão, faça cartões de visita com escritos em inglês de um lado e japonês do outro. Só não pense em chegar abraçando quando encontrá-lo para tratar dos negócios. 


Não há muita interação física entre eles, normalmente só uma curvatura de corpos quando se cumprimentam. Porém, como você é estrangeiro, pode ser que um aperto de mão não seja levado a mal.

Para não fazer algo constrangedor, espere que o japonês tome iniciativa de como será o cumprimento.

Em relação à conversa, pode-se falar sobre arte, teatro, museus, baseball e você será muito bem visto se expressar a sua opinião e perdi-lhes para explicar a tradição japonesa em relação a tais situações. Só evite falar sobre guerras do passado e política, isso pode causar desconforto nos japoneses.

Você pode elogiar as pessoas quantas vezes quiser, mas eles geralmente vão responder que não merecem. Quando você for elogiado, pode dizer a mesma coisa, é uma forma de demonstrar modéstia.

© 2018 Overall Agency